Salvem O Quintal Dos Pescadores Artesanais Da Praia De Itaipu!


Este território centenário de moradia, trabalho, cultura, e convívio comunitário —Itaipú — está ameaçado pela Loja Maçônica Cláudia Maria Diz Zveiter. Apesar de toda legislação (inter)nacional de proteção aos povos tradicionais, no início do mês de junho, saiu uma decisão judicial. Foi expedido um mandado com a sentença dando reintegração de posse favorecendo a Maçonaria, que “recebeu” como doação da empresa Equipe Projetos Construções Ltda o terreno onde há mais de 100 anos existe o Quintal dos Pescadores (Rua Max Albin).

O Quintal dos Pescadores é um espaço de convívio harmônico e afetivo que sempre recebeu moradores de braços abertos. No quintal, nos reunimos para jogar bola, para realizar eventos culturais comunitários, casamentos, confraternizações entre família e amigos, ativismo, rodas de conversa, escolas da rede pública e privada, projetos sociais, reuniões comunitárias, cine clubes, oficinas, etc. Além disso, é o lar de famílias de pescadores que residem no lugar há mais de 100 anos. Toda essa tradição, cultura e história precisam ser respeitas.

Pescadores artesanais utilizam métodos ecológicos que preservam os recursos do mar há centenas de anos, contribuindo com a manutenção da biodiversidade, gerando  segurança alimentar e a economia solidária de suas comunidades e da sociedade.

Lutamos pela aprovação dos Projetos de Lei de Tombamento do Quintal dos Pescadores que tramitam na Câmara de Niterói e ALERJ!

Por isso, no dia 25/06 a partir das 10:00 iremos ABRAÇAR O QUINTAL DOS PESCADORES.

É o nosso dever protegê-los e apoiá-los!

Uma resposta para “Salvem O Quintal Dos Pescadores Artesanais Da Praia De Itaipu!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *