POR UMA NITERÓI COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE VERDADE!


O Projeto de Lei 161/2022 que está tramitando na Câmara Municipal de Niterói a respeito das regras de Uso e Ocupação do Solo aponta um modelo de cidade que não está de acordo com a proposta de uma cidade verde e sustentável, pois prevê o adensamento e verticalização de toda cidade com aumento de população, sem infraestrutura urbana que garante o atendimento ao abastecimento de água, saneamento, combate às inundações e plano de mobilidade adequado, por exemplo. Dentre os principais problemas no Projeto de Lei proposto citamos:

  1. Adensamento da população, com risco de faltar água potável, com deterioração do trânsito, degradação do meio ambiente e piora no saneamento, que já é deficiente (basta ver nossas lagoas).
  2. Ilegalidade no que tange à legislação ambiental vigente, em especial, desrespeito às Áreas de Preservação Permanente.
  3. Desrespeito ao Patrimônio Cultural e Ambiental.
  4. Desconsideração das necessidades de prevenção e adaptação às mudanças climáticas, com previsão de aterramento e ocupação de áreas quase ao nível atual do mar.
  5. Desrespeito às Áreas de Proteção Permanente estabelecidas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade para a Laguna de Itaipu (Ata de 27/11/2017 publicada no Diário Oficial – DO)
  6. Ausência de Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, ambos devendo ser aprovados pela Câmara Municipal, subsídios fundamentais para a Lei de Uso do Solo.
  7. Falta de aprovação pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e Conselho Municipal de Política Cultural.
  8.  Ausência de maior participação popular, regionalizada.
  9.  Desconsideração das reivindicações propostas em audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal de Niterói.

Os coletivos organizados e associações que assinam este texto reivindicam:

  1. Preservação total das áreas úmidas ainda não edificadas no entorno das lagoas.
  2. Gabarito de residência unifamiliar para as Comunidades da Ciclovia e Barreira de Piratininga.
  3. Proteção permanente aos Sambaquis de Camboinhas, Sítio Arqueológico Duna Pequena e demais sítios arqueológicos de Niterói. 
  4. Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico e de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, ambos aprovados pela Câmara Municipal, antes da apresentação de um Projeto de Lei de Uso do Solo.

IMPORTANTE! 
Está marcada para o dia 16/12/2022 às 18:30 na Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública sobre o PL da Lei Urbanística. É de extrema importância a participação da sociedade nesse debate.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *